Geleia de Jabuticaba.



Passo a passo:
Apanhadas, as jabuticabas devem ser lavadas em água corrente. Se tem muitos ciscos, lave-as duas vezes. Faço tudo numa mesma sequência, já que a jabu é tão delicada que logo logo já começa a se deteriorar (ou fermentar), por isso, se você não for chupar na hora, ou não for fazer alguma coisa, guarde-a do jeito que está, sem lavar nem nada. Na geladeira ela dura poucos dias.

Coloque-as no tacho de cobre. O tacho deve ter sido lavado e limpo com limão ou vinagre para tirar todo o azinhavre, ou como falamos em casa, simplesmente: zinabre, que é o processo de oxidação do cobre.

Acrescente um pouco de água e deixe-as ferver ao fogo. Elas vão espumar, estourar (veja a foto ao lado) e produzir um suco.

para ver se já apuraram suficiente, pegue algumas com a espumadeira e repare se esvaziam quando retirada do fogo. Se todas já estiverem assim, coe-as separando a casca do caldo.

Com a casca você pode fazer bolo, suco ou aproveitar de outra forma. O caldo é para fazer a geleia.

Meça o volume de caldo apurado. Para cada quantidade de suco use metade do volume de açúcar. Volte com esse caldo para o tacho e coloque o açúcar, sabendo que a quantidade é exatamente a metade do volume do caldo. Se quiser, acrescente o suco de um limão. E deixe engrossar, mas atenção ao ponto.

É importante cuidar para não deixar passar o ponto de tirar do fogo. Minha mãe sempre reclama que as geleias de jabu que faz ficam muito duras. O ponto certo para que a geleia fique fina é quando, tirando com a colher, aquele suco não escorra tão facilmente. Dá um pingo grosso, quase que não pinga.

É esse o momento de desligar, colocar nos potes e deixar esfriar.

Olha ai que maravilha de cor!… E sabendo que tudo isso, além de saborosíssima, está cheia de vitaminas, sais minerais e fibras ainda faz bem ao coração.
Postado Por: Unknown

Geleia de Jabuticaba.

#Compartilhe:

Comente

Facebook
Google+

GROUPR3

Seguidores

Curta nossa página no Facebook!

Total de visualizações

© Trad. TPB | Theme SBT