Receita de mingau sem lactose.


Ingredientes:

1 xícara de quinoa em grãos

1 e 1/2 xícara de água

1 e 1/2 xícara de leite vegetal

1 pitada de sal

1 colher de sopa de mel

1 colher de chá de canela em pó

Sugestões:

1/4 xícara de uva-passa

1/4 xícara amêndoas ou nozes

Frutas frescas

Modo de preparo:

Coloque a água, o leite vegetal e a pitada de sal no fogo. Quando ferver, junte a quinoa. Tampe a panela e reduza o fogo para médio. Deixe cozer por 20 minutos.

Mexa para certificar-se da consistência, que deve ser similar a do mingau de aveia.

Quando achar que o mingau sem lactose atingiu a textura adequada, retire-o do fogo e misture o mel e a canela. Se está de acordo com a sugestão da uva-passa e das amêndoas/nozes, agregue-as.

Frutas frescas costumam deixar este mingau sem lactose ainda mais gostoso. Portanto, banana, morangos e mirtilos são capazes de dar um toque final à receita.

Saiba mais sobre o mingau sem lactose

Todo mingau sem lactose tem como aliados também os leites de alpiste, linhaça, aveia, coco e amêndoas.

Como o número de pessoas incapazes de aceitar a proteína do leite parece não ser tão pequeno, a indústria de alimentos se empenha em desenvolver novas soluções para este grupo – o mingau sem lactose é sem dúvida uma delas.

A pouca aceitação da lactose no organismo de alguns tem explicação genética, quando o indivíduo nasce sem a enzima que realiza a quebra da lactose; e metabólicas, quando a pessoa deixa de produzir esta substância que processa o açúcar do leite ao longo da vida, ou pelo envelhecimento ou por lesões no intestino.

A intensidade dos sinais varia de pessoa para pessoa. Sabe-se, porém, que as reações da ingestão de leite e derivados pelo intolerante podem aparecer logo após a ingestão da bebida ou mesmo depois de horas, tudo varia conforme a quantidade consumida e a porção de lactose que cada indivíduo consegue suportar.

O teste para avaliação de intolerância à lactose já é feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), portanto, caso desconfie de qualquer dificuldade em processar laticínios, peça ao médico a realização do exame, que precisa ser feito em jejum.
Postado Por: Rodrigo Santos R3

Receita de mingau sem lactose.

#Compartilhe:

Comente

Facebook
Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GROUPR3

EM BREVE

Seguidores

Curta nossa página no Facebook!

Total de visualizações

© Trad. TPB | Theme SBT