Biomassa de banana verde com receita bônus


Você sabe o que é Biomassa?Não?

Então vamos lá:

A biomassa de banana verde é um curinga na gastronomia funcional.Rica em amido resistente, fibra esta que nosso organismo não consegue digerir ,pré biótica ,alimenta as bactérias boas e acelera o trânsito intestinal,além de aumentar a sensação de saciedade.Quando a banana está verde,ela mantém um nutriente denominado inulina,que é a responsável pelo aumento da produção dos lactobacilos ,e nessa fase ,ainda conta com alta concentração de nutrientes importantes.
Ela é considerada um curinga, pois é um purê espessante ,sem paladar e que substitui cremes , farinhas para engrossar e até mesmo ajuda a "aumentar " a quantidade, e tudo isso sem alterar o gosto do prato e as calorias.
A biomassa pode ser usada em diversos pratos, tortas, bolos, sucos,sobremesas e risotos, é só usar a imaginação. Mas atenção: ingestão deve ser de no máximo duas colheres de sopa ao dia .


Vamos a prender a fazer?


Ingredientes


10 bananas nanicas
Água

Modo de preparo:

- Corte 10 bananas nanicas pela ponta sem deixar aparecer a polpa. Lave-as com casca, uma a uma, utilizando esponja com água e sabão e enxague bem.
- Ferva água suficiente para cobrir as bananas em uma panela de pressão de 7 litros. Coloque as bananas com casca na água fervente (para criar choque térmico).
- Tampe a panela e conte 8 minutos a partir do início da pressão da panela. Desligue e deixe as bananas cozinhando até o vapor escapar ou até 20 minutos de cocção.
- Ao término do cozimento, mantenha as bananas na água quente da panela.
- Vá aos poucos tirando a casca da polpa, que deve ser passada imediatamente no processador ou liquidificador. É importante que a polpa esteja bem quente, para não esfarinhar.
- Triture a polpa até ficar homogênea, adicionando água mineral suficiente para deixar virar um creme.
- Se não for utilizar imediatamente, guarde na geladeira por até 5 dias ou congele por até 3 meses em vasilhas de vidro ou na vasilha de gelo (tem de ser de plástico duro e novo, sem ranhuras para não haver contaminação de derivados de plástico ou micro-organismos).



Dica:

1 – Cuidado para não queimar o liquidificador: como é uma massa pesada, a dica é colocar junto com 5 bananas no liquidificador pelo menos 100ml de água mineral.

2 – Colocar para congelar em porções suficientes para acrescentar nas preparações. Para descongelar, utilizar um pouco de água para dissolver em panela aquecida em fogo brando.

3 – Para facilitar a limpeza da panela após o processo unte-a antes com óleo com auxílio de um papel toalha e também pode passar óleo após fazer a banana para que o resíduo saia com facilidade.

Validade: Na geladeira até 5 dias/ No freezer até 6 meses.

E que tal aproveitar para testar sua Biomassa? Já deixamos até uma receita pra você, olha ai:




Bolo sem farinha



Ingredientes:
250 g de biomassa de banana verde
5 ovos inteiros
5 colheres de sopa de açúcar demerara
5 colheres de sopa de cacau em pó sem açúcar
2 colheres de sopa de fermento em pó

Modo de preparo:
Separe os ingredientes, unte uma forma e aqueça o forno. Misture o açúcar demerara, o cacau e o fermento. No liquidificador, bata muito bem a biomassa de banana verde e ovos até obter uma mistura bem homogênea. Junte a mistura batida aos demais ingredientes. Misture bastante e coloque na forma. A massa tem o ponto mais consistente. Leve ao forno em temperatura média pelo tempo de 20 a 30 minutos.


Postado Por: Verônica França

Biomassa de banana verde com receita bônus

#Compartilhe:

Comente

Facebook
Google+

GROUPR3

Seguidores

Curta nossa página no Facebook!

Total de visualizações

© Trad. TPB | Theme SBT