A Origem do Brigadeiro - Receita de Brigadeiro de Amarula.

Brigadeiro é um doce típico da culinária brasileira,1 É comum em todo o país e está presente em praticamente todas as festas de aniversário, junto com o cajuzinho e o beijinho.1

Os ingredientes do brigadeiro são leite condensado, chocolate em pó, manteiga e chocolate granulado para a cobertura.1 Pode ser feito tanto no fogão quanto no forno de microondas.

A origem do nome brigadeiro é desconhecida, não estando claro se o nome negrinho, usado do Rio Grande do Sul antecede ou não o nome brigadeiro.2 Uma história popularizada sobretudo a partir dos anos 19802 afirma que o nome seria uma homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes 3 , liberal, de físico avantajado e boa aparência. Nos anos de 1946 e 1950, o militar se candidatou à presidência da República pela UDN. O candidato conquistou um grupo de fãs do Pacaembu, bairro de São Paulo, que organizaram festas para promover sua candidatura. 

O doce teria sido criado durante a primeira campanha do candidato à presidência, pela conservadora UDN, logo após a queda de Getúlio Vargas. A guloseima feita de leite, ovos, manteiga, açúcar e chocolate tanto agradou que, numa das festas de campanha, foi feito o doce para arrecadar fundos. Há outras versões 4 bastante similares a essa sobre a origem do nome do doce: mulheres do Rio de Janeiro, engajadas na candidatura de Gomes, faziam "negrinhos" que vendiam para ajudar o fundo de campanha; outros diziam que Heloísa Nabuco, de tradicional família carioca que apoiava o brigadeiro, criou um tipo de doce, ligeiramente diferente da versão atual, e o denominou com a patente do candidato preferido. 

Como as festas dos correligionários e cabos eleitorais eram muito disputadas pela população, estes logo começaram a chamar os amigos para irem comer o "docinho do Brigadeiro". Com o tempo o nome de "brigadeiro" teria sido dado ao doce (mais tarde feito com leite condensado). Apesar do apoio recebido, a eleição foi vencida pelo então general Eurico Gaspar Dutra 5 .


Brigadeiro de Amarula 

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
100g de chocolate ao leite picado
50g de chocolate meio amargo picado
1 gema
1 colher (sopa) rasa de manteiga
4 colheres (sopa) de Amarula
Chocolate granulado para cobertura

Modo de Preparo:

Em uma panela de fundo grosso, coloque o leite condensado, os chocolates picados, a manteiga e a gema e leve ao fogo brando.
Mexa constantemente, até que desgrude do fundo da panela.
Quando ficar morno, coloque a Amarula e homogenize bem.
Despeje a mistura em um prato e deixe na geladeira por 5 horas.
Enrole, passe no granulado e coloque em forminhas.
Postado Por: Rodrigo Santos R3

A Origem do Brigadeiro - Receita de Brigadeiro de Amarula.

#Compartilhe:

Comente

Facebook
Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GROUPR3

EM BREVE

Seguidores

Curta nossa página no Facebook!

Total de visualizações

© Trad. TPB | Theme SBT